quarta-feira, dezembro 26, 2007

REGULAMENTO REGULARIDADE 2008


CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE

ENDURO DE REGULARIDADE 2008

REGULAMENTO

1-OBJETIVO

Este Regulamento destina-se a Provas de Enduro de Regularidade no Estado do Rio Grande do Norte.

2-REGULAMENTO COMPLEMENTAR

O Regulamento Complementar será confeccionado pela Direção de cada etapa e deve ser submetido a aprovação da Federação. Deve ser divulgado até 10 dias antes da competição e não pode conter normas que firam o Regulamento Geral do Campeonato.

Deve conter OBRIGATORIAMENTE:

2.1-Período, local e valor das inscrições;

2.2-Data, hora e local do sorteio e entrega da planilha;

2.3Data, hora e local da largada (promocional e oficial), vistoria, chegada e divulgação do resultado;

2.4-Nome dos responsáveis pela Direção e Organização da Prova;

2.5-Informações sobre aferição da quilometragem (moto, equipamento, pressão dos pneus, etc.);

2.6-Informar o nome do membro da organização que irá participar do JP (Júri de Prova);

2.7-Local e hora (do primeiro concorrente), de abastecimento e neutro de almoço;

2.8-Informar o tipo de motocicleta que levantou o enduro.

3-PROVAS

3.1-Obedecer a este Regulamento.

3.2-Ter um número mínimo de 8 Postos de Cronometragem (PC) não anulados, em cada etapa.

3.3-Não poderá haver anulação, por motivos técnicos ou outros de mais do que 25% (vinte e cinco por cento) dos PC's ativados.

3.4-A prova poderá ser realizada em vários dias, valendo uma etapa para cada dia.

3.5-Cada etapa deverá ter no mínimo 8 PC's de tempo válidos.

4-CATEGORIAS

Todas as Provas serão disputadas em 04 categorias: MASTER, SENIOR, JUNIOR e NOVATOS.

4.1-MASTER – Pilotos Máster e o Campeão da Senior em 2007

4.2 – SENIOR – Pilotos Sênior e o Campeão da Junior em 2007

4.3 – JUNIOR – Pilotos Junior em 2007

4.4 – NOVATOS – Dupla de pilotos estreantes na modalidade.

5-GRADUAÇÃO

5.1-Os pilotos campeões das categorias Senior, Júnior e Novatos, terão, obrigatoriamente de competir na categoria acima da que foi campeão.

5.2-Os 05 pilotos primeiros colocados da Categoria Novatos subirão para a Categoria Junior.

6-INSCRIÇÃO

Para pontuar nas Provas:

6.1-Ao assinarem a Ficha de Inscrição, os pilotos eximem a CBM, a FEMORN, o Clube Organizador, os promotores e patrocinadores da Prova de toda e qualquer responsabilidade por dano de qualquer espécie que venha a causar a terceiros e/ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição.

6.2-Todos os pilotos inscritos na prova devem, obrigatoriamente, estar filiados à CBM.

7-VISTORIA

7.1-O piloto deve apresentar-se com sua motocicleta no local reservado a vistoria, pelo menos 15 (quinze) minutos antes de sua hora ideal de largada., ou conforme estabelecido no Regulamento Complementar.

7.2-Para os pilotos, são obrigatórios os seguintes itens: capacete, óculos ou viseiras, luvas, botas e roupas resistentes.

7.3-No capacete deverá estar escrito, em local visível e de forma legível, o nome do piloto, grupo sangüíneo e fator Rh.

7.4-A moto deve estar em bom estado mecânico, e sistema de escape com ruído dentro dos limites legais.

7.5-A direção de Prova poderá impedir a largada, ou continuação na Prova, de concorrente ou moto que não apresentar-se em conformidade com o que estabelece este Regulamento.

7.6-Haverá PC de tempo ou de roteiro na vistoria, mas somente serão penalizados os concorrentes que se atrasarem, até um limite de 900 (novecentos) pontos que correspondem a mais de 15'05" de atraso, ou conforme previsto no regulamento complementar.

7.7-A Prova inicia-se no horário ideal do primeiro piloto ou na abertura do PC de vistoria da largada (se houver) e encerra-se somente após realizada a vistoria de chegada (entende-se por prova cada etapa)

7.8-O piloto poderá ser examinado clinicamente antes, durante e após a competição, estando sujeito a desclassificação da Prova, caso negue-se ao exame.

7.9-O piloto poderá trocar de moto entre uma etapa e outra. Deve fazer comunicação por escrito ao diretor de prova ou membro da Organização da Prova e proceder a vistoria da nova moto.

8-ORDEM DE LARGADA

8.1-A ordem de largada será conhecida através de sorteio público em data e local definido no Regulamento Complementar. Esta ordem deverá ser diferenciada entre as etapas. (ou invertendo a ordem de largada ou invertendo grupos de largada ou através de novo sorteio).

8.2-O intervalo de largada entre os concorrentes será definido pela Direção de Prova, não podendo ser inferior a 20 segundos.

8.3-Deverão largar na ordem: MASTER, SENIOR, JUNIOR, NOVATO e outras categorias.

8.4-A largada é de responsabilidade de cada participante, baseado na hora oficial fornecida pela Organização.

9-PLANILHAS

9.1-A planilha deverá fornecer: a quilometragem do trecho, a simbologia (indicações do roteiro), a velocidade média horária de cada trecho, o tempo acumulado em cada PMM (Ponto de Mudança de Média) e as observações pertinentes a cada caso ESPECIALMENTE AS QUE INDIQUEM RISCOS PARA OS PILOTOS.

9.2-Poderão conter médias para tempo seco e para chuva.

9.3-A simbologia deverá ser simples e clara, procurando mostrar apenas o necessário à identificação do roteiro, obrigatoriamente na seqüência Km, desenho referência, valor, tempo, observações.

9.4-Nos símbolos usados, a "bolinha", que identifica a posição do concorrente, estará sempre na posição inferior do diagrama.

9.5-Os ângulos da simbologia deverão representar com a melhor fidelidade possível, os ângulos reais das encruzilhadas e bifurcações.

9.6-Os obstáculos que, por não serem facilmente visíveis, possam representar perigo para os pilotos, devem, OBRIGATORIAMENTE, estar bem assinalados na planilha. Exemplo: arames esticados, cercas, cancelas, valas, galhos, etc.

9.7-A (s) entrada(s), desvios ou bifurcações, de mesmo sentido que situar(em)-se a menos de 100 m de alguma entrada, desvio ou bifurcação pertencente ao roteiro (a ser referida na planilha) também deverão constar da planilha, sob pena de cancelamento do PC.

9.8-Os desenhos das planilhas deverão seguir, o mais fiel possível, o quadro de desenhos padronizados (anexo 1 deste regulamento).

10-INDICAÇÕES QUILOMÉTRICAS

10.1-As medidas serão sempre em KM (quilômetros), com subdivisão entre 10 ou 50 (dez ou cinqüenta) metros, dependendo do tipo de velocímetro com o qual a prova foi levantada. Deverá constar do regulamento complementar o tipo de velocímetro.

10.2-As indicações quilométricas referem-se sempre a posição da bolinha, que é o local onde o levantador da prova estava na hora em que visualizou e desenhou a planilha. Este ponto dista cerca de 3 metros da referencia em questão. Por exemplo, no caso de um cruzamento, a bolinha é um ponto imaginário 3 metros antes do cruzamento. Este é o ponto exato de aferição do velocímetro, e calculo do PC, caso esteja nesta referencia. Os PC's que forem anotados fora deste ponto, deverão ter seu tempo corrigido para a nova referencia quilométrica. Isto deve ser observado, principalmente em referencias que envolvem áreas muito grandes, e ou médias horárias muito baixas.

10.3As velocidades serão dadas em km/h (quilômetros por hora) e representadas por números inteiros e múltiplos de 3 (três). Exemplo: 12 km/h, 36 km/h, etc.

10.4-A velocidade média máxima em estradas de terra não poderá ser superior a 66 km/h, e em trechos de asfalto, 69 km/h, devendo-se evitar velocidades médias elevadas.

10.5-Em hipótese alguma a velocidade média exigida no trecho, poderá ser superior à permitida pelo Código de Trânsito para o local.

10.6-É proibido o uso de trajetos que conduzam aos concorrentes percorrerem o mesmo trecho simultaneamente em contramão, a não ser em deslocamentos dentro de cidades ou estradões.

11-IDENTIFICAÇÃO DO PILOTO

11.1-Deverá ser feita através do jaleco (ou similar) numerado a ser fornecido pela Organização, e por sua Carteira de Habilitação ou Identidade. O jaleco será facultativo. A Organização da Prova poderá solicitar a devolução do jaleco no final da prova.

12-IDENTIFICAÇÃO DA MOTO

12.1-Será feita por numeração adesiva que deverá ser fornecida pelo Organizador.

12.2-A documentação da moto é de única e exclusiva responsabilidade do concorrente ou piloto.

13-CONSTITUIÇÃO DA PROVA

13.1-A Prova será constituída de trechos de regularidade, neutralizados, deslocamentos e testes especiais.

13.2-Trecho de regularidade é o que tem definida a velocidade média, e na qual cumpre ao piloto manter-se com a melhor precisão possível.

13.4-Neutralizado é um ponto do roteiro, em que é dado um tempo de parada para o piloto.

13.5-Deslocamento é um trecho em que é dado um tempo máximo para ser percorrido. Nele, não há média horária definida, sendo normalmente usado para travessias de locais povoados, sendo contudo, para efeito de calculo deste tempo, um valor de, no máximo, equivalente a uma média de 30Km/h. Especialmente nestes trechos o piloto deve observar, rigorosamente, as leis de trânsito.

13.6-Em casos de deslocamentos em asfalto ou vias rápidas, deverão seguir as leis de trânsito vigentes no trajetos, com velocidade nunca superiores a 80Km/h

14-TESTES ESPECIAIS

14.1-Poderão haver testes especiais de velocidade (TVE) e "Non Stop" (TNS) durante as competições, mas não serão válidos para pontuação no campeonato.

15-ALTERAÇÕES NO ROTEIRO

15.1-No caso de algum imprevisto natural, com rio cheio, barreira ou nova estrada, por exemplo, que impossibilite a passagem ou provoque alguma alteração do roteiro, corre por conta dos concorrentes procurar os meios que o conduzam o mais brevemente ao roteiro original. Seus tempos ideais permanecerão os mesmos, desde que o imprevisto tenha ocorrido a todos os pilotos da categoria. No caso do imprevisto acontecer no meio de uma categoria, os PC's afetados por esta situação devem ser cancelados para esta categoria, uma vez que não houve igualdade de condições para todos os pilotos da categoria.

15.2-No caso de impossibilidade de continuação no roteiro, por ação de agentes externos à Prova, não identificados em 16, como proprietários dos caminhos ou autoridades policiais serão anulados os PC's colocados além deste ponto, para as categorias afetadas pelo ocorrido. A critério da Direção da Prova, e de acordo com as características do trajeto, os PC's colocados além do neutro mais próximo, poderão ser validados.

16-ALTERAÇÕES NA PROVA

16.1-Em caso de mudança de horários por força maior ou motivos técnicos, o Diretor de Prova e/ou organizador deverá comunicar imediatamente, pelos meios disponíveis, a todos os pilotos inscritos.

16.2-Se por qualquer motivo de força maior, ou de segurança, a Prova não puder ser realizada, a FEMORN, os Organizadores, Promotores, Patrocinadores e a CBM, não serão obrigados a nenhuma indenização, além da devolução das inscrições efetuadas.

17-APOIO

17.1-Nas dificuldades, os concorrentes devidamente identificados poderão ajudar-se na transposição de obstáculos. Exceto em caso de risco de vida, não será permitida a ajuda de pessoas estranhas à Prova.

17.2-Também não será permitido que quaisquer concorrentes sejam acompanhados por outras motos (inscritas na Prova ou não), com a finalidade de lhe prestar apoio físico ou de outra espécie. Tal fato poderá ser comprovado pelos registros de passagem nos PC's, ou pelos fiscais de PC's

17.3-A não observância deste artigo, implica na desclassificação do(s) concorrente(s) faltoso(s).

18-CRONOMETRAGEM - POSTOS DE CONTROLE

18.1-A cronometragem será feita com base num tempo padrão, preferencialmente na hora oficial do estado, sempre que disponível na cidade de largada.

18.2-Os PC's serão colocados em pontos aleatórios do percurso, de pouca visibilidade a distância e localização conhecida unicamente pela Direção da Prova.

18.3-PC deverá ser sinalizado por uma bandeira amarela, com dimensões mínimas iguais a 30x30 cm (trinta por trinta), que deverá estar colocada no ponto de marcação da passagem dos concorrentes.

18.4-Os concorrentes, ao avistarem a bandeira amarela, ou o "funil" de chegada no PC (desde que estejam em seu roteiro atual), deverão dirigir-se aos fiscais, em linha reta e sem parar ou apoiar-se em qualquer obstáculo. No "funil", devem parar, se assim o fiscal decidir, e terem seus tempos de passagem registrados, somente prosseguindo após a liberação do fiscal.

18.5-O concorrente terá seu tempo registrado, ao passar no ponto que marca o local do PC.

18.6-Os PC's poderão ser de roteiro, ou de roteiro e tempo (mistos).

18.7-PC de roteiro visa apenas confirmar a passagem do concorrente, dentro de um intervalo de tempo definido. Será prioritariamente usado em locais de difícil passagem, sujeitos à congestionamentos e também onde haja possibilidade de se cortar caminho. Poderá ser usado dentro de trecho de deslocamentos e será permitido a anotação manual.

18.8-O concorrente terá que chegar no PC, por caminho pertencente ao roteiro e no sentido do deslocamento da Prova. Caso contrário, perde os pontos relativos ao PC de roteiro.

18.9-PC de roteiro vale 900 (novecentos) pontos fixos. Se o concorrente não passar por ele, ou adiantar-se mais do que 5' (cinco minutos), ou atrasar-se mais do que 20' 05" (vinte minutos e cinco segundos), ou chegar nele por caminho diferente ou de direção oposta ao roteiro, perde 900 (novecentos) pontos. Excetua-se neste caso, o PC de vistoria, que é regulado conforme o item 8.7.

18.10-O PC misto visa conferir a navegação (manutenção da média) e será sempre, também de roteiro. Não há PC exclusivamente de tempo. O PC misto vale até 1.800 (mil e oitocentos) pontos, sendo 900 (novecentos) pelo roteiro e 900 (novecentos) pela manutenção da média horária.

18.11-O concorrente perde 1 (um) ponto por segundo de atraso em relação a sua hora ideal de passagem pelo PC, descontada a tolerância de 5" (cinco segundos). Além deste tempo de atraso e até 20' 05" de atraso, serão imputados 900 (novecentos) pontos fixos. Além de 20' 05" de atraso, ou não passando no PC, o concorrente perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.

18.12-O concorrente perde 3 (três) pontos por segundo de adianto em relação a sua hora ideal de passagem pelo PC, sem margem de tolerância. Além de 5' (cinco minutos) de adiantamento, o piloto perde 1.800 (mil e oitocentos) pontos.

18.13-Resumo, para todas as categorias:


5’ ou +

Até 5’

0” a 5”

6” até 15’ 05”

de 15’ 06” a 20’ 05”

20’ 06” ou +



1.800

3 a 900

0

1 a 900

900

1.800


18.14-A tolerância de passagem no PC (Posto de Cronometragem) será de 5” (cinco segundos) por atraso. Para adiantamento na passagem, não existe tolerância.

18.15-O PC poderá ser anulado para uma ou mais categorias.

18.16-Para efeito de contagem de pontos perdidos, no caso de haver mais de uma anotação de passagem, valerá a primeira passagem do concorrente pelo PC.

18.17-Cancelamento de PC.

18.17.1-Se constatado erro na planilha (pela Organização), somente terá validade o PC localizado após o 2 PMM subseqüente. Entende-se também como PMM os neutralizados técnicos. Caso a organização considere esta quantidade de PMM insuficiente, poderá estender a não validade dos PC's por mais alguns trechos.

18.17.2-Caso ocorra bloqueio ou fechamento de um trecho da Prova, a Organização terá a faculdade de cancelar total ou parcialmente os PC's do trecho. Este caso se aplica somente a problemas causados pela Organização da Prova, tais como referência errada ou informações inverídicas, ou impedimento pelo proprietário de terrenos, sítios, fazendas, etc.

18.17.3-Considera-se erro de tempo acumulado para cancelamento de PC, somente aquele erro anterior ao PC, sendo desconsiderado erro no fechamento do PMM.

19-CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO

19.1-A classificação na Prova, será feita por ordem crescente de pontos perdidos durante a competição. A quem perder o menor número de pontos, cabe o primeiro lugar, e assim sucessivamente.

19.2-A classificação dos pilotos nas Provas do Campeonato será exclusivamente por categorias, não havendo classificação pelo geral da Prova.

19.3-Para obter classificação na etapa, o piloto deverá ter passado em pelo menos 30% (Trinta por cento) dos PC's ativados, com pontuação igual ou inferior a 900 (novecentos) pontos. Aos que não obtiverem este desempenho, não será atribuída classificação na Prova ou pontuação para o Campeonato.

19.4-Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores, o critério de desempate na etapa será:

19.4.1-Maior número de PC’s com 0 (zero) ponto perdido.

19.4.2-Persistindo o empate, deve-se passar para menor pontos nos PC's em ordem inversa, do ultimo ao primeiro e assim sucessivamente.

19.4.3-Persistindo o empate, a vitoria será dada ao piloto mais velho.

19.4.4-Persista o empate será feito um sorteio público para identificar o vencedor.

19.5-A pontuação a ser atribuída aos pilotos:

1° lugar - 25 pontos

8° lugar - 8 pontos

2° lugar - 20 pontos

9° lugar - 7 pontos

3° lugar - 16 pontos

10° lugar - 6 pontos

4° lugar - 13 pontos

11° lugar - 5 pontos

5° lugar - 11 pontos

12° lugar - 4 pontos

6° lugar - 10 pontos

13° lugar - 3 pontos

7° lugar - 9 pontos

14° lugar - 2 pontos


15° lugar - 1 ponto

19.6-Ao final do Campeonato, será proclamado Campeão, o piloto que houver somado o maior número de pontos, em cada categoria.

19.7-Em caso de empate no total de pontos entre dois ou mais competidores de uma categoria, o critério de desempate para definir o Campeão será: · melhor colocação para quem tiver maior número de primeiros lugares. Persistindo o empate, passa-se a considerar o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente. Se mesmo assim persistir o empate, terá melhor classificação o piloto que obtiver a melhor colocação nas etapas em ordem inversa.

19.8-Haverá o critério de descarte nas etapas realizadas, da seguinte forma: N-2,, caso o campeonato tenha mais de 06 etapas, N-1 se tiver até 06 etapas e não terá descartes se o campeonato tiver menos de 06 etapas.. descartar-se-á os piores resultados, mesmo que o piloto tenha participado ou não.

20-DEVERES DO PILOTO

É dever de todo piloto nas competições:

20.1-Manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição.

20.2-Respeitar todas as disposições constantes no presente Regulamento, no Regulamento Complementar e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito.

21-DEVERES DA ORGANIZAÇÃO

São deveres da organização em cada etapa:

21.1-Fornecer trecho específico para aferição da quilometragem ou confeccionar a planilha sem média no primeiro trecho, (deslocamento), o qual servirá como aferição.

21.2-Pelo menos 15 minutos antes da divulgação dos resultados, afixar os horários de passagem de cada categoria , ou distribuir ficha individual de passagem de cada piloto, possibilitando aos concorrentes, a conferência dos lançamentos dos dados.

21.3-Após a divulgação do resultado de cada categoria, deverá apresentar ficha de desempenho da categoria, onde conste os pontos perdidos de TODOS os pilotos em TODOS os PC's.

21.4-A Organização deve informar, até 60 (sessenta) minutos antes da largada, o critério de médias, tempo seco ou chuva.

21.5-Entregar ao Comissário de Enduro da FEMORN, os resultados da Prova na seguinte forma:

21.5.a-Ordem de largada;

21.5.b-Classificação das diversas categorias;

21.5.c-Planilha de pontos perdidos das categorias, onde conste TODOS pontos perdidos em TODOS os PC's, numa única folha;

21.6-Sinalizar de forma clara, os caminhos que não possam ser facilmente identificáveis por referências na planilha.

21.7-A Organização da prova não deve permitir a participação de pilotos não confederados.

22-PENALIZAÇÕES

22.1-O clube e/ou organizador que não cumprir com os deveres estabelecidos neste regulamento, poderão sofrer penalizações pecuniárias no valor de uma inscrição para cada item não realizado, até a anulação de prova e conseqüente perda do direito de realizar prova válida para o Campeonato Estadual no(s) ano(s) seguinte(s).

22.2-É proibido qualquer movimento, pressão ou manifestação dos pilotos, na véspera, no dia, ou após a competição, contrário às decisões dos Comissários Desportivos, Organizadores e Representante da FEMORN, acerca da Prova ou Campeonato. Tal atitude será punida com a suspensão do(s) faltoso(s) por no mínimo uma Prova do Campeonato

22.3-Nas Provas, os pilotos poderão ser penalizados pelas seguintes faltas:

1-informação errada ou incompleta na ficha de inscrição......................................................................... desclassificação

2-manobras desleais contra outros concorrentes...................................................................................... desclassificação

3-troca de moto ou piloto durante a Prova..................................................................................................... desclassificação

4-alteração, supressão ou inclusão de inscritos no jaleco e/ou adesivos oficiais.............................. desclassificação

5-cortar caminho por cima de plantações, cortar cercar e outros atos contra propriedade privada............ 300 pontos

6-ao chegar no PC (sentido correto) , tentar de qualquer forma avisar aos outros pilotos,
da localização deste........................................................................................................................................... desclassificação

7-passar pelo PC (em sentido correto) e retornar em sentido contrário ao da Prova, pelo PC................ 1.800 pontos

8-chegar no PC por sentido contrário ou por caminho diferente do roteiro...................................................... 900 pontos

9-desrespeito às leis de trânsito............................................................................................................................... 300 pontos

10-pilotagem perigosa, excesso de velocidade, exibicionismo, em localidades habitadas, etc................. 300 pontos

11-não respeitar fila de chegada no PC................................................................................................................... 300 pontos

12-tumultuar o trabalho do PC com pedidos insistentes e reclamações......................................................... 300 pontos

13-parar no campo de visão do PC, a qualquer pretexto, mesmo por tombo ou defeito mecânico,
ou ainda, andar em velocidade tão lenta que necessite apoiar o corpo em algum obstáculo, ou colocar o(s) pé(s) no solo...........................................................................................................................Anotação imediata do tempo.

14-a moto pilotada sem capacete pelo piloto. Entende-se Prova, a abertura do PC de vistoria de largada até o encerramento do PC de chegada.......................................................................................................................................................................... 300 pontos

15-O piloto que sofrer duas desclassificações, poderá, a critério da Comissão de Enduro, ter suspensa sua participação em Provas (do Campeonato e extras), pelo prazo de até um ano.

23-PREMIAÇÕES

23.1-Serão conferidos troféus para no mínimo 5 (cinco) primeiros colocados de cada categoria. A premiação poderá ser fornecida referente ao desempenho das 2 (duas) etapas, ou seja, um troféu pelo somatório da colocação das duas etapas. Se o enduro tiver mais de dois dias, os troféus poderão ser entregues referentes à prova total.

23.2-Em nenhuma hipótese, serão atribuídos prêmios em dinheiro ou brindes valiosos.

24-RECLAMAÇÕES E PROTESTOS

Reclamações contra a Prova ou piloto, deverão ser entregues por escrito à Organização, até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados, acompanhados de valor igual a 1 (uma) taxa de inscrição.

24.1-Protestos contra o resultado, deverão ser entregues por escrito à Organização, até 15 (quinze) minutos após a entrega da planilha de pontos perdidos por categoria, ou até 30 (trinta) dias, no caso de divulgação dos resultados em data diferente ao da Prova. Deverá ser acompanhado de valor igual a 1 (uma) taxa de inscrição.

24.2-Se a Organização não puder dar solução ao protesto, em até 30 (trinta) minutos após o prazo máximo para recebimento dos mesmos, deverá ser marcada nova data e local para entrega de resultados e troféus da categoria.

24.3-Se o protesto for procedente, o valor depositado retornará ao protestante, caso contrário, reverterá para o protestado.

25-DISPOSIÇÕES GERAIS

Os participantes correm por conta e risco próprios, não se responsabilizando a CBM, a Federação, os Organizadores, os Promotores, os Patrocinadores, o Clube Organizador, autoridades desportivas e pessoal em serviço na Prova, por qualquer acidente que lhes venha a ocorrer.

25.1-A apuração dos resultados será acompanhada pelo representante da Comissão de Enduro da FEMORN.

25.2-Após a FEMORN adquirir os coletores de dados, todos os pc’s deverão serem operados Manualmente e com os Coletores de Dados.

25.3-Todas as Provas serão supervisionadas por um comissário de Enduro, nomeado pela FEMORN, e a este será facilitado o acesso a todos os detalhes da Organização da Prova.

25.4-Para que sejam autorizados a promover e/ou organizar novas competições, a Federação, os clubes e os organizadores deverão obedecer a este Regulamento.

25.6-Os casos dúbios, não previstos, as dúvidas, incorreções e divergências na interpretação do presente Regulamento serão decididos pelo Diretor de Prova e pelo representante da Federação organizadora.

26-COMPETÊNCIAS

26.1-Compete ao Diretor de Prova:

a) decidir pela validade ou não, de PC situado após erro de planilha;

b) decidir pela escolha de médias entre tempo seco ou de chuva, se a planilha possuir opção;

c) decidir pela validade ou não, de PC situado após ação de agentes não naturais sobre concorrentes.

d) decidir pela aceitação ou não, de recurso impetrado por concorrente, contra outro concorrente;

e) desclassificar piloto(s) por infração ao Regulamento;

f) decidir, juntamente com o representante da Federação organizadora, pela aceitação ou não de recurso contra resultado;

26.2-Compete ao Comissário de Enduro, nomeado pela FEMORN:

a) julgamento de protestos contra a Prova e/ou Diretor;

b) julgamento da validade ou não da Prova para o Campeonato;

c) julgamento de desclassificações e suspensões dos pilotos.

COMISSÃO FEMORN DE ENDURO DE REGULARIDADE / 2008